Minha foto
Campina Grande, Paraíba, Brazil

domingo, 8 de agosto de 2010

Cigarro e suas consequências.


Hello, aqui é a @_giiih_ falando.Demorei um bocado pra postar de novo. Tava sem idéias e sem cabeça pra pensar em algo
E o @vyruxs também não tava muito afim D:

Então, nessa última sexta-feira, aconteceu algo triste na minha família. Meu avô paterno se foi :T
E quero falar um pouco hoje do motivo que isso aconteceu.

Ele tinha 76 anos e fumava desde os 13 e nesse último mês foi diagnosticado com câncer de boca.
Não vou dar detalhes de como aconteceu, porque não tô com muita cabeça ainda.


Como eu só tinha contato com fumantes adultos desde pequena, fiquei chocada quando vi como os jovens estão fumando tanto, principalmente pessoas próximas a mim.

Não vou ser hipócrita e dizer "Eu nunca provei", porque eu já provei sim, e sabe de uma coisa? É horrível, não senti nada além de mal-estar, fiquei fedendo e com um gosto ruim na boca. Por isso não entendo porque tem gente que gosta disso a ponto de usar tanto e ficar dependente.

Sei que muita gente ODEIA, mas usa pra ser aceito num grupinho e não ficar como "careta". Prefiro mantar-me saudável em relação a isso.


  • O cigarro
É um dos produtos mais vendidos e consumidos no mundo. Tem muitos compradores fiéis e tem um mercado em rápida expansão. Os fabricantes ficam satisfeitos demais e orgulham-se de ter lucros impressionantes. Mal qual o problema disso? Seus consumidores morrem um por um, lentamente.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a vida dos fumantes americanos é reduzida, coletivamente, todo ano, em uns cinco milhões de anos ,cerca de um minuto de vida a menos para cada minuto gasto fumando.“ O fumo mata 420.000 americanos por ano”, diz a revista Newsweek. “Isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais”.


“Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes o matam.” (Revista The Economist)

  • O que tem no cigarro?






NICOTINA - é a causadora do vício.

BENZOPIRENO
- substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;

NITROSAMINAS;

SUBSTÂNCIAS RADIOATIVAS - como o POLÔNIO 210 e CARBONO 14;

AGROTÓXICOS - como o DDT;

SOLVENTES - como o BENZENO;

METAIS PESADOS - como CHUMBO e o CÁDMIO (um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, ENFISEMA, FIBROSE PULMONAR, hipertensão, CÂNCER nos pulmões, próstata, rins e estômago)

NÍQUEL e ARSÊNICO - (armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes - resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..)

CIANETO HIDROGENADO;

AMÔNIA (utilizado em limpadores de banheiro);

FORMOL (componente de fluído conservante);

MONÓXIDO DE CARBONO (é o mesmo gás que sai dos escapamentos de automóveis, e como tem mais afinidade com a hemoglobina do sangue do que o próprio oxigênio, toma o lugar do oxigênio, deixando o corpo do fumante - ativo ou passivo - totalmente intoxicado);


  • Vinte e um motivos para não fumar


1. A Vida de uma pessoa que fuma 15 cigarros por dia é reduzida, em média, 5 anos.

2. Uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia tem probabilidade 20 vezes maior de desenvolver câncer de pulmão do que uma pessoa que não fuma.






3. Uma pessoa que fuma tem o dobro de chance de vir a ter doenças cardiovasculares do que uma pessoa que não fuma.







4. O tabaco pode apresentar uma ameaça à adolescência das crianças. Entre os meninos quadruplicam os riscos de distúrbios de comportamento. E entre as meninas cresce cinco vezes a propensão à dependência de drogas.



5. Uma pessoa que fuma tem 20 vezes mais chances de desenvolver bronquite crônica e enfisema pulmonar do que uma pessoa que não fuma.







6. O fumante tem 7 vezes mais chances de desenvolver úlceras e câncer de estômago que os não-fumantes.






7. Envelhecimento precoce de todas as células do organismo pela diminuição do aporte de oxigênio no sangue (5% menos) e consequente aumento de radicais livres, bem como diminuição do tempo de vida.


8. Fumar na gravidez representa perigo para o feto: há o dobro de risco de aborto, de nascimentos prematuros e de morte de fetos; quando isso não ocorre, o bebê de uma gestante fumante terá menor peso no nascimento.






9. Os fumantes obrigam os não-fumantes a fumar, pois os não-fumantes confinados em ambientes fechados, como carros, escritórios, salas de espera, bares, restaurantes e outros, são afetados pela fumaça do cigarro dos fumantes; respirando passivamente essa fumaça, os não-fumantes podem, ao longo do tempo, desenvolver os mesmos problemas circulatórios e respiratórios que os fumantes. Filhos de pais fumantes, por exemplo, têm o dobro de chance de contrair pneumonia ou bronquite no primeiro ano
de vida.






10. Aparecimento de asma, gripes constantes com recuperação lenta. O fumante perde o folego aos menores esforços, com tosses freqüentes, pigarro ou catarro constantes.




11. Agravamento de doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alto, cardiopatias, doenças vasculares - derrames (principalmente em associação à pílula anticoncepcional-AVC) e doenças pulmonares.







12. O alcatrão, assim como algumas das centenas de substâncias catalogadas contidas na fumaça do cigarro, são considerados de grande potencial cancerígeno, sendo responsável pela maior incidência de câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, próstata, bexiga, cólon e outros órgãos.








13. Maiores riscos e maior dificuldade na recuperação após intervenções cirúrgicas.

14. Pele do rosto acinzentada, dentes escuros e dedos da mão amarelados.






15. Suspeita-se que algumas das mais de 4.000 substâncias presentes na fumaça do cigarro possam causar alterações genéticas.
16. No homem, maior tendência à impotência sexual, principalmente em associação a outros fatores de riscos como stress, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, etc. Diminuição da mobilidade dos espermatozóides, aumentando a possibilidade de infertilidade masculina.
17. Dependência física e psíquica de uma substância, que nem sempre encontra-se à mão, além do número cada vez menor de locais públicos onde é permitido fumar.






18. Má aceitação social por parte de número cada vez crescente de amigos que não fumam ou que deixaram de fumar, e o consideram uma pessoa displicente com sua própria saúde, sem força de vontade e, pior ainda, egoísta por impor-lhes sua poluição particular.








19. Mau hálito e impregnação de roupas, cabelo, objetos e ambiente doméstico pelo cheiro do cigarro.






20. Maior dificuldade de emprego, visto a tendência atual de preferência a não fumantes.








21. Aumento dos gastos mensais com pacotes de cigarro, medicamentos para tratar as doenças relacionadas ao tabagismo e custos mais altos das apólices de seguro de vida e de saúde para fumantes.
  • Fumar é antiecológico
  1. A cada 300 cigarros fumados corta-se 01 árvore.
  2. 01 maço de cigarros fumado por dia representa uma árvore cortada a cada 15 dias.


Pois é, você teria coragem de adquirir um produto comestível que tivesse escrito na embalagem a seguinte frase; “Cuidado, este produto é prejudicial à sua saúde”? Você pagaria por um produto que indiscutivelmente faz mal à sua saúde? Pode parecer idiotice fazer isto, mas o pior é que milhões de pessoas estão no exato momento consumindo um produto que causa dezenas de doenças.

Não cometam o mesmo erro que ele :)








  • Te amo, vô!




    Giih.

10 comentários:

  1. Ooook. Comentando. Então, nem cheguei a ler todo porque minha dor de cabeça me impede de fazê-lo, mas tenho certeza que concordo com tudo. Inclusive com o fato de não entender pq tem gente que fuma sempre e muito, a ponto de adoecer por causa disso. éam*
    Enfim u_u
    Esse post foi de utilidade pública, oe.

    ResponderExcluir
  2. Incrível! Você sempre consegue passar tanta informação de forma tão simples, só com seu jeitinho. Deu pra captar a mensagem e eu sou uma das pessoas que concorda exatamente com tudo.

    Linda a homenagem a seu avô, tenho certeza que você vai ajudar muitas pessoas a nao cometer o mesmo erro que ele e que ele está grato por isso, onde quer que esteja.

    LINDO LINDO. ♥

    ResponderExcluir
  3. Vixe, chega fiquei com medo. UHAUHAUHA
    Depois do post, nunca mais toco num cigarro D:
    Adorei o post.
    Very good. Parabéns =*

    ResponderExcluir
  4. Bela homenagem ao seu avô!

    Se o meu estivesse vivo....


    Umabraço

    Adriano

    ResponderExcluir
  5. Nossa acabei de ler e me senti muito mal, acabei de fumar um cigarro, e me senti com falta de ar, foi muito bom ler isso agora me fez refletir e vê como faço mal para mim mesma. Afar x)

    ResponderExcluir
  6. indiferente...
    sou viciada sim, cada um consegue deixar de fumar na boa, depende da votade de cada um. cada fumador sabe perfeitamente tudo o que disses-te, por isso é indiferente tentares alertar porque nao alertas-te nada.
    Cada um tem consciencia do que faz, fuma se acha que deve fumar e se sente bem com isso.
    Tu sais á noite, obviamente nao vais beber agua... por isso ve as consequencias que o alcool tras, bem pior acredita (;
    E mais, no meu pais diz-se "nunca digas que desta agua nunca beberei"

    ResponderExcluir
  7. Nao consigo para de fuma fumo a cinco anos

    ResponderExcluir
  8. Narguile uma boa opicao. Para parar de fumar cigarro ..,.,.,.,. Na minha opiniao mais fraco e causa menos dano ,.,.,..,..,.,.mastambem faz mal

    ResponderExcluir
  9. Parabéns , me fez refletir
    Bem informativo , vou tentar fumar 1 cigarro por dia acho que deve ser o suficiente.

    ResponderExcluir