Minha foto
Campina Grande, Paraíba, Brazil

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Under my skin..

Tava pensando sobre o que trazer pra vocês esses dias, e por alguns motivos pessoais, pensei em falar sobre alguns tipos de brincadeiras e/ou fenômenos sobrenaturais.. Não que eu esteja sofrendo com isso rs, mas porque isso realmente é um assunto em alta quando se estar numa roda de amigos. huahuahaha G-G. De qualquer forma, não saindo do paradigma 'assustador', encontrei um assunto - pelo menos por enquanto -, ainda mais polêmico. É uma doença de pele, e que como vocês todos devem saber, é sofrida por alguém muito famoso e querido que nós conhecemos. );



Lúpus, a doença de Lady GaGa
Em entrevista ao talk show do jornalista Larry King, a cantora Lady Gaga, 24 anos, afirmou ter Lúpus, apesar de não ter nenhum sintoma da doença. Ela passou por exames recentemente, já que o Lúpus é genético e existem casos em sua família. (video da entrevista: aqui)


(Rash em forma de borboleta tipicamente presente nas bochechas de pessoas com lúpus)

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenax Lúpus) é uma doença autoimune do tecido conjuntivo que pode afetar qualquer parte do corpo. Assim como ocorre em outras doenças autoimunes, o sistema imune ataca as próprias células e tecidos do corpo, resultando em inflamação e dano tecidual.


O LES lesa trocadilho? >< rsrs, brincs, voltando ao assunto.. mais frequentemente o coração, articulações, pele, pulmões, vasos sanguíneos, fígado, rins e sistema nervoso (somentxi?). A evolução da doença é imprevisível, com crises e remissões. A doença ocorre nove vezes mais frequentemente em mulheres do que em homens, especialmente entre as idades de 15 e 50 anos, sendo mais comum nas pessoas que não têm ascendência européia.


O LES é tratável sintomaticamente principalmente com corticosteróides e imunossupressores. Atualmente ainda não há cura. O LES pode ter complicações fatais, no entanto, atualmente as fatalidades têm-se tornado cada vez mais raras. A taxa de sobrevivência em cinco anos para pessoas com LES nos Estados Unidos, Canadá e Europa é de aproximadamente 95%, 90% em 10 anos e 78% em 20 anos.


Histórico
Há várias versões sobre a origem do nome da doença. (lupus significa lobo em latim, e erito [ερυθρός] quer dizer vermelho em grego). Uma versão é a de que casos de porfiria (doença com sintomas semelhantes aos de lúpus) geraram folclores sobre vampiros e lobisomens, devido à fotossensibilidade, cicatrizes, crescimento de pêlos e manchas nos dentes. Outra teoria refere o termo loup, um estilo francês de máscara que as mulheres usavam para esconder as erupções cutâneas em seus rostos. Em 1895, o médico canadense Sir William Osler caracterizou melhor o envolvimento dos vários tecidos do corpo e adicionou a palavra "sistêmico" ao nome.




Eu sei que seria essêncial ela ter nenhuma doença, definitivamente não queríamos ver nossa GaGa passando por isso, mas se ela tivesse que ficar doente, só poderia ser de Lúpus mesmo. Fala sério, é a cara dela! Bizarro da mesma forma '-'


Patofisiologia
Há períodos de inatividade que podem durar semanas, meses ou anos. Alguns pacientes podem não desenvolver complicações graves. Não é transmissível e suas manifestações variam muito de um paciente para outro. Há casos simples (que exigem intervenções médicas mínimas) e graves (com danos a órgãos vitais, como: pulmão, coração, rim e cérebro).


É válido enfatizar: a doença é hereditária. Então fãs, não desistam do sonho de beijar e abraçar a GaGa, tadinha ;/ rs


Causas
Acredita-se que a patogenia envolva algum defeito básico na manutenção da auto-tolerância com ativação das células B (linfócitos B). Esse processo pode ocorrer secundariamente a alguma combinação de defeitos hereditários na regulação das células T auxiliares (Th-T helper). Acredita-se também que o defeito primário ocorra nas células T CD4 que impulsionam as células B auto-antígeno-específicas a produzir anticorpos.


Entendi.. hmm -N uahsuhas.


Genética
Doença Clínica: Indivíduos cujos familiares já foram diagnosticados têm mais chance de apresentar o LES ou outra doença auto-imune.
A taxa de concordância em gêmeos monozigóticos varia de 12% a 15%;
Alterações Imunológicas: Os familiares têm uma maior frequência de FAN positivo, hipocomplementemia, hipergamaglobulinemia, teste sorológico para sífilis falso-positivo e anticorpos antilinfócito;
HLA: O lúpus está associado com HLA-DR2 e HLA-DR3;
As mutações estão alojadas no braço curto do cromossomo 6;




"Gaga, que se recusa a sair de férias, também afirmou que não usa mais cocaína nem fuma." O Lúpus de Lady GaGa pode ter sido causado por drogas.


"Gaga tem histórico familiar da doença, que ataca o sistema imunológico. Sua tia Joanne morreu aos 19 anos em decorrência de lúpus." Ou não, né? D:






Tipos
Existem 3 tipos de Lúpus: o lúpus discóide, o lúpus sistêmico e o lúpus induzido por drogas.


Lúpus discóide
É sempre limitado à pele. É identificado por inflamações cutâneas que aparecem na face, nuca e couro cabeludo. Aproximadamente 10% das pessoas Lúpus Discóide pode evoluir para o Lúpus Sistêmico, o qual pode afetar quase todos os órgãos ou sistemas do corpo.
Lúpus sistêmico
Costuma ser mais grave que o Lúpus Discóide e pode afetar quase todos os órgãos e sistemas. Em algumas pessoas predominam lesões apenas na pele e nas articulações, em outras pode haver acometimento dos rins, coração, pulmões ou sangue.
Lúpus induzido por drogas
O lúpus eritematoso induzido por drogas ocorre como conseqüência do uso de certas drogas ou medicamentos. Os sintomas são muito parecidos com o lúpus sistêmico. Os próprios medicamentos para lúpus também podem levar a um estado de lúpus induzido. Por isso é preciso ter certeza absoluta do diagnóstico antes de iniciar tratamento com corticosteróides, antimaláricos como reuquinol e antiinflamatórios em geral.


(Gente, tadinha.. olha a cara de choro dela ;-;)


Sinais e Sintomas
A fadiga costuma ser o primeiro sinal. A maioria das pessoas apresenta febre contínua ou intermitente, perda de peso e mal-estar. Independente da forma clínica de manifestação, a grande maioria dos doentes tem períodos críticos intercalados por períodos de relativa melhora ou mesmo de inatividade.


Lembrando que...
O estado físico de Lady Gaga começou a atrair atenção depois de ela ter desmaiado antes de subir ao palco em Indiana, em janeiro, e de ter passado mal durante um show na Nova Zelândia, em março. (foto abaixo)


(Lady GaGa "sentada" - caída - no palco)

A assessoria da popstar disse, em nota, que o desmaio nos EUA foi em decorrência de exaustão e desidratação.
Recentemente, a cantora disse que vinha sentindo palpitações, mas que era apenas consequência de fadiga pelo excesso de trabalho. A última vez em que ela passou mal foi por um problema respiratório em Tóquio, mas, depois de receber um pouco de oxigênio, voltou ao palco.






(Gente, desculpem nao postar muitas imagens de pessoas com a doença, é que a maioria das imagens são chocantes, daí preferi nao postar, mas se você tem pulso forte pra essas coisax, uhauha. google imagens, bj)



E como foi muito comentado, sem dúvida, Lady GaGa revelar que tem Lupus, é um avanço, para ajudar, direcionar, intesionar, pessoas à fazer exames e se tratarem já que a estimativa é de que pelo menos 5 milhões da população mundial tenha Lúpus e não saiba. =(


Pois é, gentxi! A doença não é fácil não.. tomare que não só nossa querida Lady GaGa - que já descobriu e toma os devidos cuidados - como outras pessoas, anônimas ou não, consigam também, descobrir e tratar essa doença que ataca tanta gente.


Melhoras GaGa (yn) We Love you! <3


Achei válido mostrar como o fim do clipe Alejandro me fez lembrar a Lúpus. Um tipo de mensagem, subliminar ou não, mas me lembrou algo horrível: ela morrendo de Lúpus =O mas talvez tenha sido só viagem minha. Enfim.. G_G


(rsrs. fala sério! pareceu sim ._.)


xo Vyrus.

8 comentários:

  1. Nada a ver o Lúpus nesse final mais eu gostei do post ^^

    ResponderExcluir
  2. \Dudu haha. coitado, sao as minhas viagens, licensa? foi o que eu vi, não tenho culpa. Só quiz dividir isso com os leitores '-' maix..

    VALEU *-*

    @vyruxs

    ResponderExcluir
  3. Ta homi, desculpa, vai da em mim eh?

    ResponderExcluir
  4. UAHSUAHSUHASHAS vou fazer o que Gisele disse '-' rsrs brincs brincs. x3

    ResponderExcluir
  5. Lúpus é uma doença muito cruel mesmo, porque mesmo que você se mantenha bem e estável é muito difícil conseguir ter uma vida normal.

    Curti o blog :)

    www.ateliexoxo.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. sei como é porque minha tia tem . . . ela tem problemas sérios para engravidar inclusive por causa da doença e dos medicamentos que ela precisa tomar pra ficar bem . . .

    ResponderExcluir