Minha foto
Campina Grande, Paraíba, Brazil

domingo, 27 de junho de 2010

O risco de um corpo "perfeito"

Uyara fez um post no blog dela sobre a busca do "corpo perfeito" e me citou como exemplo de quem o procura, abriu espaço na minha mente pra falar sobre isso aqui também, mas de forma diferente, até desabafando um pouco.
Como ela citou lá :

"A grande maioria da humanidade se encontra acima do peso ideal"

E eu concordo com isso, afinal, com a facilidade do Fast Food as pessoas se preocupam menos com a alimentação.

Como eu tô fazendo curso de modelo e manequim na Agênica Team, tô me preocupando mais com isso. Antes eu me sentia mal quando via fotos de apresentação etc, mas não fazia muita coisa pra mudar isso. Agora, eu tô regulando minha alimentação, cortando as besteiras que eu comia (Só pra ter uma noção, eu comia hamburguer com coca todos os dias no colégio ;x) e já tô conseguindo perder umas gordurinhas. Mas, temos que ter cuidado e tentar perder essas gordurinhas de modo saudável, porque como muitos sabem, os Transtornos Alimentares vêem aumentando sua incidência perigosamente.

Decidi então, falar um pouco sobre dois desses transtornos alimentares mais conhecidos.

  • Os Transtornos Alimentares




Constituem uma verdadeira "epidemia" que assola sociedades industrializadas e desenvolvidas acometendo, sobretudo, adolescentes e adultos jovens.

De um modo geral, o pensamento falho e doentio das pessoas portadoras dessas patologias se caracteriza por uma obsessão pela perfeição do corpo. Na realidade, trata-se de uma "epidemia de culto ao corpo".

Essa "epidemia" se multiplica numa população patologicamente preocupada com a perfeição do corpo e que está sendo afetada por alterações psíquicas caracterizadas por distúrbios na representação pessoal do esquema corporal.
Essa busca obsessiva da perfeição do corpo tem várias formas de se manifestar e, algumas delas, diferem notavelmente entre si. Existem os Transtornos Alimentares mais tradicionais, que são a Anorexia e Bulimia nervosas mas, não obstante, existem outros que se estimulam e desenvolvem na denominada "cultura do esbelto.

Chamados de transtornos alimentares , eles fazem o paciente desenvolver uma relação doentia com a comida - ou empanturram-se com até 15 mil calorias em uma única refeição para depois colocar tudo para fora (caso da bulimia) ou ficam dias sem comer (na anorexia).

Os portadores da doença também desenvolvem uma obsessão pela forma física e distorcem a auto-imagem a tal ponto que se sentem gordos mesmo estando com 38 kg. O resultado é a paulatina deterioração física e mental, que começa com sintomas leves como queda dos cabelos até complicações cardiovasculares, renais e endócrinas graves que podem levar a morte.

Educadores, professores, pais devem ter noção dos fatores de risco da Anorexia Nervosa e da Bulimia:
- Meninas adolescentes e adultas jovens de classe média e média-alta;
- Meninas que aspiraram trabalhar em atividades que privilegiam e enfatizam o estado de magreza do corpo (atores, modelos, bailarinas e desportistas);
- Ex- gordas ou com excesso de peso que se tornam obsessivas por práticas freqüente de dietas;
- História familiar de transtorno obsessivo-compulsivo;
- Baixa auto-estima, expectativa de grandes desempenhos (feitos), perfeccionismo, insegurança no relacionamento social, dificuldade em identificar e expressar sentimentos.
Essa patologia, é significativamente agravada pela valorização desmedida que algumas culturas modernas emprestam à estética corporal, sugerindo à pessoas mais vulneráveis que seria praticamente impossível conciliar a felicidade com uma discreta "barriguinha".

Todos estes Transtornos Alimentares compartilham alguns sintomas em comum, tais como, desejar uma imagem corporal perfeita e favorecer uma distorção da realidade diante do espelho. Isto ocorre porque, nas últimas décadas, ser fisicamente perfeito tem se convertido num dos objetivos principais (e estupidamente frívolos) das sociedades desenvolvidas. É uma meta imposta por novos modelos de vida, nos quais o aspecto físico parece ser o único sinônimo válido de êxito, felicidade e, inclusive, saúde.

Os Transtornos Alimentares são definidos como desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento extremo (caquexia) ou à obesidade, entre outros problemas físicos e incapacidades. Os principais tipos de Transtornos Alimentares são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa. Essas duas patologias são intimamente relacionadas por apresentarem alguns sintomas em comum: uma idéia prevalente envolvendo a preocupação excessiva com o peso, uma representação alterada da forma corporal e um medo patológico de engordar. Em ambos os quadros os pacientes estabelecem um julgamento de si mesmos indevidamente baseado na forma física, a qual freqüentemente percebem de forma distorcida.

O impacto que os Transtornos Alimentares exercem sobre as mulheres é mais prevalente, ainda que a incidência masculina esteja aumentando assustadoramente. A Vigorexia, por exemplo, tem sido predominante nos homens, mas já se estão detectando casos de mulheres obcecadas pelo músculo. Já os Transtornos Dismórficos acometem igualmente ambos sexos.

  • ANOREXIA NERVOSA


É um transtorno emocional que consiste numa perda de peso derivada e num intenso temor da obesidade. Esses sentimentos têm como conseqüência uma serie de condutas anômalas. A Anorexia Nervosa acomete preferentemente a mulheres jovens entre 14 e 18 anos.
Os sintomas mais freqüentes são:
  1. Medo intenso a ganhar peso, mantendo-o abaixo do valor mínimo normal.
  2. Pouca ingestão de alimentos ou dietas severas
  3. Imagem corporal distorcida
  4. Sensação de estar gorda quando se está magra
  5. Grande perda de peso (freqüentemente em um período breve de tempo)
  6. Sentimento de culpa ou depreciação por ter comido
  7. Hiperatividade e exercício físico excessivo
  8. Perda da menstruação
  9. Excessiva sensibilidade ao frio
  10. Mudanças no caráter (irritabilidade, tristeza, insônia, etc.)

Tratamento

Deve-se ter duas vertentes, a não-farmacológica e a farmacológica. Entretanto deve-se ter em mente a importância de uma relação médico-paciente satisfatória,uma vez que a negação pelo paciente é muitas vezes presente. Dependendo do estado geral da paciente pode-se pensar em internação para restabelecimento da saúde. Correção de possíveis alterações metabólicas e um plano alimentar bem definido são fundamentais.

Além disso, o tratamento também deve abordar o quadro psicológico, podendo ser principalmente a terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia individual. Em relação a abordagem farmacológico tem-se utilizado principalmente os antidepressivos, mas que é uma área que carece de muitos resultados satisfatórios tendo em vista a multicausalidade da doença. Dessa forma, é importante uma abordagem multi-disciplinar, apoio da família e aderência do paciente. As recaídas podem acontecer, daí a importância de se ter um acompanhamento profissional por grandes períodos.




  • Casos famosos de anorexia


Mary-Kate Olsen

Ela confessou que quase morreu por causa da aneroxia.
A atriz revelou que lutou muito contra o distúrbio alimentar e que quase desistiu da batalha.

"Teve momentos na minha vida que falei para as pessoas que estava cansada, que isso era demais para mim", disse ela.

Mary-Kate foi internada aos 18 anos para tratar da doença, desde então ela parece estar curada.

Ana Carolina Reston Macan

Periodicamente o mundo da moda se agita com a notícia de alguma modelo que morreu de complicações associadas à anorexia nervosa. Em 2006, a modelo de 21 anos, morreu vítima de anorexia nervosa, por uma infecção urinária que se transformou em uma infecção generalizada (septicemia). A causa da infecção foram cáuculos renais causados pela ingestão insuficiente de água. O quadro se agravou e evoluiu para uma infecção generalizada. Ela tinha cerca de 40 kg - e 1,74 m de altura - quando foi internada.



Luisel e Eliana
Em 2006 e depois em 2007, duas irmãs uruguaias, ambas modelos, morreram em um intervalo de seis meses. As duas, em conseqüência da anorexia nervosa.


Karen Carpenter

Em 1975 a cantora, que fazia dupla com seu irmão Richard, no The Carpenters, grupo famoso na década de 70, foi diagnosticada com anorexia nervosa. Ela era muito magra e vivia em constante dieta. Ela lutou contra a doença, fez vários tratamentos e chegou a apresentar melhora importante no início dos anos 80. Morreu em 1983, aos 32 anos, após ganhar três Grammy's, oito Álbuns de Ouro (Gold Albums), dez Gold Singles e cinco Álbuns de Platina (Platinum Albums). Ela era um exemplo para as adolescentes da época que sonhavam em ser como ela.

Lauren Bailey

A história da britânica está acessível na Internet e é um exemplo de que há casos com final feliz. Ela começou a perder peso na adolescência. Aos 26 anos chegou a pesar 30 kg e caminhava mais de 12 horas por dia para perder peso. Quando não caminhava, ficava em pé, sempre tentando gastar energia para evitar ganhar peso. Passou por duas internações hospitalares em mais de dez anos de luta contra a doença.

Aos 14 anos, quando alguém disse que ela deveria começar uma dieta, começou a fazer regime e não parou mais. Conta que teve diagnóstico de depressão, ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo durante o período da doença. Acordava muito cedo e começava a andar sem parar até tarde da noite para gastar energia. Porém, ao ler um artigo sobre anorexia em uma revista, percebeu que tinha a doença.

Lauren teve alta da segunda internação hospitalar em agosto de 2007 quando percebeu que era muito importante tentar superar a doença, único jeito de salvar sua vida. Atualmente ela continua lutando contra a doença. Já está com o peso normal, e agora resolveu contar sua experiência para jovens com a doença, tentando mostrar que há luz no fim do túnel.



  • BULIMIA NERVOSA

A Bulimia Nervosa é um transtorno mental que se caracteriza por episódios repetidos de ingestão excessiva de alimentos num curto espaço de tempo (as crises bulímicas), seguido por uma preocupação exagerada sobre o controle do peso corporal, preocupação esta que leva a pessoa a adotar condutas inadequadas e perigosas para sua saúde. A Bulimia Nervosa também acomete preferentemente a mulheres jovens ainda que algo maiores que em Anorexia.

Os sintomas mais freqüentes são:
  1. Comer compulsivamente em forma ataques de fome e a escondidas,
  2. Preocupação constante em torno da comida e do peso,
  3. Condutas inapropiadas para compensar a ingestão excessiva com o fim de não ganhar peso, tais como o uso excessivo de fármacos, laxantes, diuréticos e vômitos auto-provocados.
  4. Manutenção do peso pode ser normal ou mesmo elevado,
  5. Erosão do esmalte dentário, podendo levar à perda dos dentes,
  6. Mudanças no estado emocional, tais como depressão, tristeza, sentimentos de culpa e ódio para si mesma.
Tratamento
Se a causa tem vários fatores e acarreta em prejuízo de várias áreas, o tratamento não poderia ser diferente: envolve abordagem multiprofissional. Psicoterapia, aconselhamento dietético e tratamento medicamentoso são as principais vertentes. Na maioria das vezes os pacientes não precisam ser internados, devendo ser acompanhados ambulatorialmente. Os medicamentos mais utilizados e estudados são os anti-depressivos, como os tricíclicos e os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS).

Casos famosos de bulimia




A atriz que gosta de uma polêmica, assumiu um problema que atinge muitas mulheres: distúrbio alimentar.

Seu problema com a comida aconteceu entre os anos de 2004 e 2005. Lindsay teve bulimia e chegou a ficar anoréxica.

"Eu vivia fraca, doente. Às vezes ser muito magra não parece muito saudável. Eu não percebia isso. Um dia alguém me perguntou se eu estava bem e eu comecei a ficar preocupada. Sabia que a minha aparência não era muito boa", revelou a atriz.

E não foi só aparência de Lindsay que ficou prejudicada. "Meu fígado estava estragado e eu tinha uma infecção nos rins. Estava muito branca, parecia um fantasma e eu mal conseguia andar. Meu corpo não tinha condição de tomar banho sozinho. Depois de passar por isso tudo, aprendi a lição".
Amy Winehouse

Os amigos dela acreditam que o distúrbio alimentar da cantora é um problema mais grave que o consumo de drogas.
Alex Folden, um amigo da artista, afirma que ela sofria de bulimia e o seu ex-marido não sabia o que fazer para a ajudar.

"Eles têm discutido muito por causa da bulimia, não das drogas. Eles queriam sair de Londres em busca de paz e sossego," declarou Folden à revista Closer.


Então galerinha, vamos ter cuidado nas decisões tomadas e se alguém perceber esses sintomas em si ou em pessoas próximas, procurem ajuda, pois disturbios alimentares são muito perigosos x)
Fonte:
http://gballone.sites.uol.com.br/temas/alimen_inde.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anorexia_nervosa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bulimia_nervosa


GiiiH ;*~

3 comentários:

  1. é muito importante informar sempre sobre isso . . . a maioria das meninas sabe como tudo isso funciona, mas sempre acredita que nao eh o que ta acontecendo com ela . . . é assim com todo vicio

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog - POR INTEIRO... Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir