Minha foto
Campina Grande, Paraíba, Brazil

terça-feira, 7 de setembro de 2010

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." (Charles Darwin)

Há uma semana mais ou menos, uma amiga minha me mandou um vídeo que me deixou muito chocada, era uma menina jogando filhotes de cachorro VIVOS em um rio. Velho, eu fiquei realmente muito chocada vendo, sabe? [Clique para ver o vídeo]

Eu não consigo entender o que se passa na cabeça de uma pessoa que é cruel com pessoas (porque pessoas fazem mal as outras), imagina com animais, pior ainda, com FILHOTES que não podem nem se defender.
Sinceramente, quem faz isso é uma pessoa com nada dentro de si.

Desde pequena eu sempre gostei muito de bichos, já peguei gatos e cachorros na rua para cuidar inúmeras vezes, e meu pai sempre me acobertava. Quando eu não podia criar sempre arrumava quem pudesse. Também pegava passarinhos que meus cachorros pegavam ou que estavam caidos no chão para cuidar e dizia que queria ser médica de passarinhos para conseguir cuidar direito e não vê-los morrer. Sem falar que eu sempre defendia os bichos, fossem lá o que, lagartixas, ratos, o diabo a quatro.

Mas vou deixar de falar sobre mim(sempre faço isso, desculpem, sou ariana --) e ir aos fatos:

Maus-tratos a animais


Os maus tratos de animais são práticas muito comuns na história da humanidade e continuam até os dias de hoje. Não é raro nós vermos situações evidentes de maus-tratos contra animais domésticos ou domesticados. Lojas que abrigam animais em gaiolas minúsculas, sem qualquer condição de higiene, cães presos em correntes curtas o dia todo, proprietários que batem covardemente em seus animais ou os alimentam de forma precária, levando o animal à inanição, cavalos usados na tração de carroças que são açoitadas e em visível estado de subnutrição.(Já gritei com um cara que tava chicoteando um cavalo: "ACHO QUE O CAVALO É O QE TÁ EM CIMA." e ele me xingou HAUSHA :X)

Mas há aquelas situações em que sabemos que o animal está sofrendo, só que a caracterização de maus-tratos é subjetiva. Por exemplo, seu vizinho deixa o cachorro preso o dia todo num quintal pequeno, sem abrigo, sozinho, latindo sem parar. Para a maioria das pessoas, isso pode ser caracterizado como "maus-tratos", mas pode ser perfeitamente normal para o dono do animal.
Exemplos de Maus-Tratos

  • Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar;
  • Manter preso permanentemente em correntes;
  • Manter em locais pequenos e anti-higiênicos;
  • Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
  • Deixar sem ventilação ou luz solar;
  • Não dar água e comida diariamente;
  • Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
  • Obrigar trabalho excessivo ou superior a sua força;
  • Capturar animais silvestres;
  • Utilizar animais em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
  • Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi etc

  • Lei Federal 9.605/98 - dos Crimes Ambientais





    Art 32º Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
    Pena: detenção, de três meses a um ano, e multa
    • Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
    • A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer morte do animal.
    Como denunciar

    Toda pessoa que seja testemunha de atentados contra animais pode e DEVE comparecer a delegacia mais próxima e lavrar um Termo Circunstanciado, espécie de Boletim de Ocorrência (BO), citando o artigo 32 "Praticar ato de abuso e maus-tratos à animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos ", da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98. Caso haja recusa do delegado, cite o artigo 319 do Código Penal, que prevê crime de prevaricação: receber notícia de crime e recusar-se a cumpri-la.

    Se houver demora ou omissão, entre em contato com o Ministério Publico ESTADUAL - Procuradoria de Meio Ambiente e Minorias. Envie uma carta registrada descrevendo a situação do animal, o Distrito Policial e o nome do delegado que o atendeu. Você também pode enviar fax ou ir pessoalmente ao MP. Não é necessário advogado.
    Ministério Publico Estadual em São Paulo - (11) 3119-9000

    Para informações sobre MP de outros estados acesse:www.redegoverno.gov.br
    Caso o agressor seja indiciado ele perderá a condição de réu primário, isto é, terá sua "ficha suja". O atestado de antecedentes criminais também é usado como documento para ingresso em cargo publico e empresas, que exigem saber do passado do interessado na vaga, poderão recusar o candidato à vaga, na evidência de um ato criminoso (veja ao final outras maneiras de denunciar).

    Casos de maus-tratos


    No dia 1º de setembro, em Taiji, Japão, recomeçou a temporada de caça aos golfinhos. É o que mostra uma foto divulgada pelo Instituto Sea Shepherd: um barco de pescadores está sobre águas tingidas pelo vermelho vivo do sangue dos animais. A imagem foi fotografada em 2006.




    Uma cadela vira-lata de rua de menos de um ano de idade (foto) não resistiu a um ritual religioso e morreu em consequência de maus-tratos como queimadura com cera de vela na testa e no focinho, mandíbula quebrada, extração de sangue e dentes e o vazamento do olho esquerdo.




    Mariana só teve certeza de que ia conseguir salvar o cachorro quando chegaram os bombeiros. Um deles conseguiu amarrar o animal e o tirou da margem do rio. O homem com aparência de 70 anos que jogou o cachorro no rio disse: “O cachorro é meu. E eu o mato na hora que quiser.”




    Às 2 da manhã de 09/03/2005, três estudantes que estavam em um bar de Pelotas, amarraram uma cadela no para-choque de um Ford Ka e a arrastaram por cinco quadras, até a sua morte. Pela manha, vizinhos do bar encontraram o corpo dela despedaçado e o dos filhotes. Preta estava prenha e já havia interessados em ficar com os filhotes.


    David Beers pegou o cãozinho chihuahua de nome Zoey (foto), levou-o para o carro e, depois, na estrada, jogou-o de uma ponte sobre um penhasco. O corpo do animal não foi achado.




    Deusa quer sangue e hindus matam milhares de animais. Foram sacrificados dois ratos, duas pombas, um porco, um cordeiro e um galo. “Mas a deusa precisava de mais sangue, muito mais.” disse o sacerdote Chandan Dev Chaudhary. Para que os devotos tenham seus pedidos atendidos, como a graça do nascimento de um filho e não uma filha, porque isso é tido como maldição.


    Moradores do Ipiranga, bairro da região sudeste de São Paulo, ficaram chocados com a perversidade de um homem que, no dia 4, bateu com um pau em seu cachorro e o enforcou.

    Elias Voltz, carroceiro de cerca de 35 anos, que ganha a vida catando latas e papelões, foi acusado de chutar e tentar arrastar um dos cavalos que o levava numa charrete pelas ruas após o animal cair de cansaço durante a travessia entre dois bairros.



    Testes em animais



    Todo e qualquer experimento com animais cuja finalidade é a obtenção de um resultado seja de comportamento, medicamento, cosmético ou ação de substâncias químicas em geral. Geralmente os experimentos são realizados sem anestésicos, podendo ou não envolver o ato da vivissecção.


    Vaquejada



    Assim como o rodeio, é repudiada pelas entidades de defesa animal brasileiras, embora ainda não haja uma militância notável contra a prática.

    Entre as maldades denunciadas nesses eventos, estão o ato de submeter os bois ao medo e desespero através de encurralamento e agressões a choques elétricos e pancadas, no intuito de fazê-lo correr em fuga, a descorna dos mesmos sem anestesia e o fato de os cavalos serem atiçados a correr mediante golpes de esporas aplicados pelos vaqueiros. Os próprios atos de perseguir o animal e puxar sua cauda também são considerados per se agressões pelos defensores dos animais. Além disso, são relatadas com certa frequência consequências muito nocivas da tração forçada na cauda e da derrubada do boi, tais como fraturas nas patas, traumatismos e deslocamento da articulação da cauda ou até a amputação desta.

    Outro detalhe, reconhecido pelos próprios organizadores de vaquejadas, é que o boi pode não conseguir se levantar após ser derrubado. O julgamento da prova é realizado mesmo com o boi inerte no chão.


    Tourada



    Grupos de defesa dos direitos animais criticam a prática da tourada, pois a consideram um ato de crueldade sem justificação que não se insere dentro das tradições humanistas.

    Em Portugal, quatro autarquias proibiram a realização de touradas nos seus conselhos, Viana do Castelo, Braga e Sintra.

    Na Espanha, o Estado onde as touradas são mais tradicionais, existem zonas nas que estão proibidas. Em primeiro lugar foram as Ilhas Canárias, com a aprovação em 1991 da Lei de Proteção de Animais e, duas décadas depois, em julho de 2010, o parlamento de Catalunha aprovou uma Iniciativa Legislativa Popular - com 180 000 adesões - que proibia estas práticas, com a exceção dos Bous al Carrer.


    Tráfico de animais



    É o comércio ilegal de animais protegidos e é um problema sério para a conservação das espécies. Se desmatamento, urbanização e poluição são as principais causas do desaparecimento de espécies animais e vegetais, o tráfico de animais também tem um impacto significativo sobre algumas espécies.

    O comércio de espécimes vivos ou mortos, inteiros ou de certos órgãos, envolve a maior parte do seu tempo na caça selvagem e, muitas vezes, provocar uma diminuição da população a um limite crítico em que a sobrevivência da espécie está ameaçada.

    O tráfico de animais põe em perigo a biodiversidade do planeta, nomeadamente através do seu impacto sobre grandes mamíferos. A associação ecologista internacional World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza - WWF) disse que o mercado gera 15 bilhões de euros por ano.

    Meios coercivos são usados contra o tráfico de animais, como a formação de brigadas anti-caça furtiva (como é o caso em vários parques nacionais e reservas na África e na Ásia), o controle aduaneiro (em aeroportos e sobretudo portos), ou a inspeção de lojas de animais.

    “As pessoas que se aproveitam dos mais vulneráveis, como crianças, idosos e animais, merecem a mais dura das punições”, disse o procurador Charlie Smit.


    Menina criada por cães

    Ano passado uma menina de 3 anos foi encontrada por funcionários de serviço de assistência social da cidade de Ufa (Rússia) sendo criada por cães. Madina, que estava nua, foi abandonada em casa pela mãe alcoólatra. Ela só conhece duas palavras: 'sim' e 'não'. Madina apenas engatinha, imitando os cachorros, e, quando pessoas se aproximam dela, a menina rosna como um cão.
    Segundo a investigação, Anna, a mãe negligente, comia à mesa enquanto Madina disputava comida no chão com os cachorros. A mulher constantemente desaparecia para beber na rua.
    "A menina é angelical, mas foi privada de amor e carinho, exceto dos cachorros", contou uma assistente social que está cuidando do caso.
    "Os cachorros se tornaram os melhores amigos dela e a esquentavam nos dias mais frios", acrescentou.

    Ao ser presa, Anna disse que cuidava bem da filha.

    Aí vocês me respondem: Animais realmente são irracionais e merecedores de maus-tratos? :)

    Dizem por aí que somos animais racionais, mas os irracionais às vezes aparentam ser mais racionais do que nós. Humanos são podres.


    "Cabe ao homem prover condições adequadas para a manutenção das necessidades – físicas, psicológicas e comportamentais - do animal. Quando não se é capaz de garantir a segurança do animal, este não deve ser mantido pelo homem." (Marco Ciampi, presidente da Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal (Arca Brasil))


    Beijos, @_GiiiH_

    9 comentários:

    1. Carai, véi. :~
      Odeio que trata bichinhos assim, sério.
      Já presenceei muitas vezes, esse tipo de coisa. E isso me deixa indignada, de verdade. >_<

      Esse post me deixou mal. >_<
      Mas é bom pra mostrar que tem como denunciar e tal.

      =*

      ResponderExcluir
    2. você é vegan ou vegetariana??
      acho que a pecuaria, a industria de leite,avicultura e qualquer outra forma de exploração animal é absurdo e vergonhoso para quem apoia de alguma forma diretamente ou indiretamente.


      a revolução se começa pelo prato.
      animal liberation

      ResponderExcluir
    3. Eu concordo PLENAMENTE. Como eu sempre comi carne, desde pequena, não é fácil tirar, sabe? Portanto, parar de comer carne é uma das minhas metas.
      Já tentei uma vez, mas infelizmente não consegui por muito tempo. =T

      ResponderExcluir
    4. nao sou vegan!
      Apoio *_*!
      Denuncie os maus tratos!nao fiquem calados!


      ps: Nossos zoos neh gii
      UHAHUAAUHA

      ResponderExcluir
    5. "Moradores do Ipiranga, bairro da região sudeste de São Paulo, ficaram chocados com a perversidade de um homem que, no dia 4, bateu com um pau em seu cachorro e o enforcou."

      Um casal de vizinhos daqui (que graças a deus já se mudou há uns 3 anos) fez a mesma coisa com seu cachorro. Foi muito tenso. E ninguém denunciou.

      -_-'

      Ei, mas parabéns pelo blog. Muito legal! Vou vir aqui de vez em quando agora.

      @bia_zoiuda

      ResponderExcluir
    6. Concordo em: número, gênero e grau. :D
      Apesar deu sentir mó peninha dos bichinho, às vezes não faço nada, mas minha mãe faz, ela tipo, super ligadas nessas coisas. Depois, em relação a nao comer carne, juro como já tentei parar várias vezes, mas não é fácil. Não resisto a um frango beeem assadinho *-*

      Uma pena :/ Parabéns, amor! Ficou demais como sempre :*

      ResponderExcluir
    7. aff. odeio pessoa que mata animais ou judia deles eu podia bater em um que eu visse maltratando um animal eu ate etiraria uma faca na pessoa que maltratase animais essas pessoas idiotas retardadas que judiam sao uns filha da pu....

      ResponderExcluir