Minha foto
Campina Grande, Paraíba, Brazil

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Volta às aulas!

Oi, todo mundo!


Quem está postando aqui hoje é o Luan @vyruxs depois de tanto tempo, rsrsrs. Eu e a @_giiih_ meio que nos damos umas férias do HOV, assim como da maioria das coisas que tomavam muito os nossos tempos, afinal, estávamos de férias da escola e tudo mais, acho que nem vocês ia ficar lendo blog por aí quando podiam muito bem tá sendo top top na balada, hein, haha! Mas agora, as férias acabaram! Fevereiro tá aí e é agora que o ano começa de verdade! E eu, particularmente, quero voltar a postar aqui, ok? Sinto saudade disso! <3


Que tal retomarmos com um assunto que a maioria dos órgãos transmissores tratam de uma forma meio chata, na maior parte das vezes, pelo menos? Pois é. É sobre a escola mesmo... Vamos lá!




Escola
Como sabemos, este é o lugar em que os nossos pais ou responsáveis nos põem pra passar uma boa parte dos nossos dias, independente do horário em que você estude. Sabemos também que é algo de suma importância para a nossa formação como pessoa e cidadão, além de ser um direito de todos. Nelas, aprendemos as noções básicas sobre tudo aquilo que uma pessoa precisa pra levar uma vida social saudável. A instituição engloba várias idéias e valores, e é nela que permanecemos uma grande parte das nossas vidas e só saímos quando estamos realmente prontos. É o primeiro lugar também onde conhecemos o significado da amizade, do compartilhamento, da companhia, e até mesmo, família.




Intenção
Nossos pais nos colocam em escolas com a preocupação de nos transformamos em pessoas capazes de exercer nossos direitos e deveres como ser humano e cidadão. Sabemos que ela, a escola, possui um dos papéis mais importantes para que tenhamos o futuro que desejamos, e isso vem logo depois de nós mesmos, lógico, em escala de importância, rs. Você é adolescente, não trabalha, não possui atividades domésticas ou entre outras responsabilidades, o mínimo que você pode fazer é estudar. Nem tanto pelos seus pais, ou pela sociedade, mas por você mesmo! Ninguém, nem nós, nem a sociedade, merece gente que pode fazer algo mas não contribui com nenhum tipo de progresso. Até pelo fato do consumismo, uma hora tem que repor da onde se tira, e estudar, ao menos, é um investimento em si próprio, no mercado de trabalho, no desenvolvimento, etc.




Dicas pra se ter um bom estudo
Ter consciência! Essa é a motivação pra tudo que podemos fazer de bom por nós mesmos. Saber que precisamos estudar, pelo menos até um certo ponto de nossas vidas, e conseguir concluir isso com êxito é uma algo que nos proporciona muito prazer, assim como a todos que nos rodeiam;
Dedicar-se! Saiba que na sua vida grande parte das coisas, ou quase tudo, depende da escola. Conheça a importância dela no seu desenvolvimento como pessoa. Pense bem nos efeitos que ela surtirá se você fazê-la com êxito para o sua vida;
Separar um tempo! Nada vai te impedir de ter sua vida social, de poder sair a noite, de poder usar a Internet, ou sair com seus amigos, coisas desse tipo, se você organizar o seu tempo e não deixar as coisas se acumularem. Vá a escola, preste atenção na aula, tire dúvidas, não atrapalhe a explicação, nunca bagunce ou grite isso é horrível, evite celulares ou aparelhos eletrônicos, participe das atividades de classe e extra-curriculares, não esqueça dos deveres de casa. Fazendo isso, em pouco tempo você conseguirá notas boas que possam te garantir e ainda ganhar aquela moral esperta com os professores que em alguns anos difíceis sempre fazem a diferença.



Não participe dessa moda
Muita gente acha legal ser um mal aluno. Tira notas baixas, brigar com o professor, sair da classe, matar aula, badernar na escola, bagunçar, gritar, faltar as aulas, esses tipos de coisa. Eu te digo que isso são as piores coisas que uma pessoa pode fazer enquanto estuda. Por mais que pareça o contrário, ninguém valoriza por isso. Ninguém te acha o incrível e o foda por se comportar desse modo. Uma hora - e toda hora mesmo sem saber -, você vai se prejudicar por fazer coisas pensando em agradar os outros. Você vai acabar desagradando a todos, à aqueles que realmente importam, e todos vão te esquecer e te excluir quando você mais precisar. Pense nisto!




Fui reprovado, e agora?
Calma, não é o fim do mundo! Tudo bem que nada explica o fato de sermos reprovados, até porque somos estudantes, e não precisamos ou temos a obrigação de fazermos outras coisas a não ser isso. De forma, que todo o tempo que temos é mais que suficiente pra estudarmos e concluirmos o ano letivo. Apenas tente fazer diferente no próximo ano. Se afaste das pessoas que te ajudaram a não passar de ano, dos “amigos” que te prejudicaram e contribuíram para isso, dedique bem mais o seu tempo e seu afazeres à escola, concentre-se mais, não falte as aulas, preste atenção, faça as atividades, tente tirar notas ótimas nos dois primeiros bimetres (nunca deixe pra estudar nos dois últimos, isso é um erro), chegue no horário... Tente ser um aluno melhor, somente! Todos, a escola e inclusive seus pais vão perceber o seu esforço em dar a volta por cima, de forma que conseguirão ser mais legais e compreensivos com o fato de você ter   reprovado, desde que isso não se repita, né? ;)




Final do ensino médio
É a hora da comemoração e do pesadelo ao mesmo tempo para a maioria dos estudantes. Primeiramente, é uma alegria muito grande você ter conseguido concluir todo os estudos enquanto fase de escola, principalmente quando estamos nas séries certas com a idade certa. Em compensação, se você ainda não sabe o que fazer com relação a universidade, as coisas não vão ser tão mar de rosas, assim. Pois não há mais tempo pra escolher, é agora ou agora! E como sabemos, uma profissão é algo de extrema importância em nossas vidas, algo que escolhemos fazer, algo que vamos dedicar o nosso tempo e os nossos esforços, algo que surtirá dinheiro e sustentabilidade, sendo assim, não é algo que possa (ou pelo menos, deva) ser decidido de uma hora pra outra. Mas se esse não é o seu caso, não entre em pânico! Ainda há muito pra descobrir e escolher. Tudo que irá de acontecer nas nossas vidas vão contribuir para as nossas escolhas. Só não demore demais, tá bom? Evite problemas e tenha um final de ensino médio feliz já tendo em mente o que te espera.



Vestibular?!
Só uma coisa que resume tudo: não deixe pra estudar de última hora.




Hora da universidade

Muitas pessoas não acreditam na vida sem universidade, eu descordo. Acho realmente que podemos ser felizes sendo músicos, pintores, comerciantes, etc. São profissões que de uma certa forma independem de qualquer teste de vestibular ou quatro anos numa faculdade. Mas ao mesmo tempo, são profissões que não nos dão garantia nenhuma. Garantia que teremos sucesso.

____________________________________________________________
Por enquanto é só, galera! Isso são coisas que eu tinha/tenho em mente, e já tava com vontade de compartilhar aqui com vocês há tempos. Espero eu mesmo conseguir colocar tudo em prática, porque final do ano passado não foi muito fácil pra mim e estou me esforçando pra que esse ano seja diferente. Se eu tiver ajudado uma ou duas pessoas, pra mim já estará de bom tamanho. O que diria de mais que isso? Hahaha! Beijos galero, e até semana que vem! -Luan