Minha foto
Campina Grande, Paraíba, Brazil

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Já ouviu falar em Cutting?



Oi, aqui é a @_giiih_ falando =D~~
Eu estava vagabundando aqui pela net quando começou a tocar a música "Clarisse" de Legião Urbana e tive uma idéia de post.
Antigamente eu me identificava MUITO com essa música, ela falava tudo que eu pensava e sentia.
Eu poderia resumir o post de hoje apenas com um pedaço da letra dela, mas isso será apenas o começo dele.

"E Clarisse está trancada no banheiro e faz marcas no seu corpo com seu pequeno canivete.
Deitada no canto, seus tornozelos sangram e a dor é menor do que parece, quando ela se corta ela se esquece que é impossível ter da vida calma e força.

Viver em dor, o que ninguém entende, tentar ser forte a todo e cada amanhecer.

Como se toda essa dor fosse diferente, ou inexistente.
Nada existe pra mim, não tente, cocê não sabe e não entende.

E quando os antidepressivos e os calmantes não fazem mais efeito, Clarisse sabe que a loucura está presente e sente a essência estranha do que é a morte. Mas esse vazio ela conhece muito bem.

Falta de esperança e o tormento de saber que nada é justo e pouco é certo, se que estamos destruindo o futuro e que a maldade anda sempre aqui por perto.

Um mundo onde a verdade é o avesso e a alegria já não tem mais endereço.

Clarisse está trancada no seu quarto com seus discos e seus livros, seu cansaço.

Clarisse só tem quatorze anos"

Então, vocês sabem o que é cutting?



"Cutting" em inglês significa "cortando". Uma prática muito comum entre os jovens, porém perigosa. Considerado uma doença, o cutting envolve várias formas de se machucar como válvula de escape.
[Fonte]


Também chamado de "Auto-Mutilação", é uma forma que muitos jovens usam para "esquecer seus problemas". Dizem que a dor física ajuda a fazer a dor emocional diminuir ou até mesmo sumir.



Vocês devem tá pensando nesse momento: "WTF? Quem é o imbecil que faz isso?"

Uma pesquisa realizada com adolescentes de 12 a 16 anos pela canadense Nancy Heath, professora do Departamento de Educação e Aconselhamento Psicológico da Universidade McGill, em Montréal, no Canadá mostrou que 13,9% já tinham cometido algum tipo de agressão contra o próprio corpo. Cortes superficiais na pele eram os mais freqüentes, seguidos por queimaduras com cigarro ou fósforo. Outro estudo, publicado pelo ‘Journal of Abnormal Psychology’ (publicação científica da Associação Americana de Psicologia) e divulgado em reportagem da revista ‘Time’ sobre o ‘cutting’ no início do mês passado, indica que entre 14% e 39% dos adolescentes americanos já praticaram algum tipo de automutilação.

Geralmente é visto com um certo preconceito e com pensamentos do tipo "Tá querendo aparecer!"
A maioria das pessoas que praticam não se orgulham de suas marcas e nem saem mostrando por aí, muito pelo contrário, escondem e se são vistas dão alguma desculpa do tipo "Foi meu gato!"

Falo porque passei 4 anos da minha vida fazendo isso e sinceramente, não adiantava nada e minha consciência pesava demais no outro dia. Eu sempre usava casacos ou munhequeiras pra esconder e até hoje ainda tenho marcas.

Se você faz isso, procure ajuda imediatamente. Sério, isso não é legal e não resolverá seus problemas.



Causas:
  1. Depressão
  2. Transtorno comportamental
  3. Fobias
  4. Ansiedade
  5. Baixo auto estima
  6. Transtorno alimentares, entre outros.
    [Fonte]


Tratamento:

O acompanhamento médico é única forma de tratamento. Psicólogos e Psiquiatras são os indicados nesse caso. É um tratamento longo e doloroso, mas que depende muito da boa vontade de cada um.[Fonte]


Cinema
A automutilação é tema recorrente no cinema. Retratado por personagens em estado mental de extremo sofrimento, o comportamento aparece em clássicos como ‘Gritos e Sussurros (72)’, de Ingmar Bergman, e em produções recentes como ‘A Professora de Piano’ (2001), de Michael Haneke. Veja alguns longa-metragens que abordam o assunto.


  • ‘Aos Treze’, de Catherine Hardwicke (2003)
Filme mais citado pelos teens que praticam ‘cutting’, mostra a transformação da adolescente Tracy, que vai de nerd a descolada depois que se aproxima de Evie, a garota mais popular da escola. Em sua descida ao inferno, Tracy se corta e usa drogas.


  • ‘Garota, Interrompida’, de James Mangold (1999)
Jovenzinha em crise com 18 anos, nos anos 60, Winona Ryder é mandada pelos pais para um manicômio feminino, onde fica amiga de Angelina Jolie e de outras internas. Uma delas corta os braços e acaba cometendo suicídio. A história é baseada em fatos reais - a personagem de Winona, a jornalista americana Susanna Kaysen, é autora do livro ‘Girl, Interrupted’.


  • ‘Secretária’, de Steven Shainberg (2002)
A personagem-título é uma jovem com problemas familiares que se corta freqüentemente e mantém no quarto um estojo cheio de objetos para a prática. Até que consegue um emprego e se envolve com seu chefe.


  • ‘Geração Prozac’, de Erik Skjoldbajaerg (2001)
Ex-crítica musical, a jovem Elizabeth Wurtzel conta sua história em ‘Prozac Nation’, best-seller nos EUA. ‘Queria saber que, se o desespero ficasse insuportável, eu podia machucar meu corpo. Testei formatos de corte, até o de um coração machucado, para saber se doía como um verdadeiro coração dói. E fiquei feliz ao descobrir que não’, escreveu. A versão para o cinema tem Christina Ricci.
[Fonte]


Lembrem-se:
Essas pessoas não precisam do seu preconceito, precisam da sua ajuda.


Beijos, @_giiih_.



Comentem e respondam a enquete relacionada.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dias inúteis, haha.

Hola! UAHSUAHUSHAUHSAU. ;*

Quem está hoje aqui é o @vyruxs, dá pra acreditar? Depois de tanto tempo, tomei vergonha e atualizei isso aqui. Não passou pela cabeça de vocês que eu tinha abandonado né? Nunca abandonaria meus leitores mais lindos, apesar de não serem muitos, são de qualidade, é o que importa! haha. s2

Então, eu demorei, mas voltei. Tive muito "ocupado" esses dias, mas preguiça do que ocupação, confesso. Mas enfim. Vocês tão aqui pra ler sobre algo e não sobre mim, portanto, vamos ao post! ;D

Hoje na escola, no meio da aula, nos meus desvarios, tive uma idéia pra um post do HOV. Não é nada que eu já tenha visto alguém falar antes, por isso achei interessante. Também nem é nada tão importante assim na vida da gente... Ah, é sim! São os dias em que não vamos ao colégio e isso realmente, é muito bom, rsrs. Mas hoje, foi um daquele em que a gente não se beneficia em nada, pode ser que aconteça o contrário, isso sim... =x


Primeiramente, vocês precisam saber que os feriados são protegidos por lei, olha só. Ninguém pode nos negar! É um direito nosso *-*
"Os feriados nacionais são definidos pelas seguintes leis: nº 662 (de 1949), nº 6.802 (de 1980), nº 9.093 (de 1995), e nº 10.607 (de 2002)."

Feriados, como vocês devem saber, possuem um motivo para existirem. Não estão aqui à toa. E esses motivos existem nem sempre por uma boa causa... Pode ter sido por conta da morte de alguém importante, a destruição de um local significativo, a quebra de correntes, guerras, etc. Mas que no final, sempre vai nos trazer algo bom, que é um dia livre, haha! Mas também, pode ser por motivos legais, como: independência, comemorações, religião, etc. :D

Os feriados nacionais brasileiros são:


É também feriado nacional o dia em que se realizarem eleições de data fixada pela Constituição. Por sua vez, a Constituição dispõe que as eleições são realizadas no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, quando houver segundo turno. Isso é muito importante quem já é de maior, ou pelo menos que já tem o título de eleitor e precisa votar, fiquem ligados! ;D

Feriados móveis:


São feriados que dependem da Páscoa. (Sabiam disso? rsrs)
Os judeus celebram a Páscoa segundo o que prescreve o livro do Êxodo, no capítulo 12, no dia 14 do mês de Nissan. É a celebração da libertação da escravidão do Egito para a liberdade da Terra Prometida por Deus a Abraão.
O cristianismo celebra a Páscoa cristã, Ressurreição de Cristo, acompanhando de certa forma a data Páscoa judaica.
Mas o calendário judeu é baseado na Lua, então a data da Páscoa cristã passou a ser móvel no calendário cristão, assim como as demais datas referentes à Páscoa, tanto na Igreja Católica como nas Igrejas Protestantes e Igrejas Ortodoxas.

O primeiro Concilio geral da Igreja, o de Nicéia, no ano 325, determinou que a Páscoa cristã seria celebrada no domingo seguinte à primeira Lua cheia após o equinócio da primavera do hemisfério Norte (21 de março); podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

Nos feriados, o povo brasileiro opta mais pela praia. O resultado é uma paisagem assim... Bem unida! -n


Isso nos faz lembrar, que no Brasil, existem mais feriados do que em outros paises. Talvez as leis banalizem as datas especiais, nem sei se todos os feriados dependem de leis pra existir. E depois, não é porque hoje é dia de alguma coisa, que obrigatoriamente, vai ser feriado, dia livre.


Sabia que em outros paises, como por exemplo, a China, não possui feriado em dia nenhum do ano? Pois é, coitados! ;~


Daí pensamos: seríamos nós muito preguiçosos e cheios de feriados? Enquanto curtimos nossa praia com água de coco ou um cineminha à noite, os chineses trabalham sem parar? Fazendo com que haja mais desenvolvimento em seu país? É, pode até ser! Mas em minha opinião é legal existir um feriado, assim, falando em relação pra quem trabalha... O descanso é necessário. Acho que os chineses bem que poderiam nos copiar nesse aspecto. ;)

Outras datas que dependem da Páscoa:


* Carnaval (terça-feira) - quarenta e sete dias antes da Páscoa.
* Quaresma - inicia na quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos (uma semana antes da Páscoa).
* Sexta-feira Santa - a sexta-feira imediatamente anterior Sábado da Solene Vigília Pascal - o sábado de véspera
* Pentecostes - o sétimo domingo após a Páscoa.
* Domingo da Santíssima Trindade - Domingo após o Pentecostes.
* Corpus Christi - a quinta-feira imediatamente após o Domingo da Santíssima Trindade.

Sobre o "feriado" de carnaval:


Na Lei brasileira o "feriado de Carnaval" não é um feriado oficial. Como eu havia imaginado, e agora fui confirmado: definitivamente, nem todos feriados dependem de leis para existir, alguns não são oficiais, porém, nem por isso deixam de existir, haha (Adoro). Neste dia algumas empresas funcionam, outras não. Não se pode exigir pagamento de horas extras para trabalhar na terça-feira de Carnaval. Este é um dia comum, como qualquer outro. :/


Outro tipo de feriado, esse protegido por lei, são os estaduais.
A Lei nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, incluiu entre os feriados civis, antes apenas os declarados em lei federal, a "data magna do Estado fixada em lei estadual". Pra entendermos melhor, cada estado possui suas datas de feriados que independem dos demais estados, são descritos na lei e devem ser respeitos obrigatoriamente.


Para aqueles donos de empresas espertinhos que querem prender seus funcionários no trabalho, enquanto aproveita o seu feriado, e no fim do mês apenas lucra, e às vezes se recusam a pagar hora-extra. Trabalhadores, conheçam os seus direitos e fiquem ligados! Não se deixem enganar... ;]

Feriados municipais:
Onde as pessoas não perdem a oportunidade de viajar, é uma coisa, hahaha! :)


Os municípios podem declarar, em lei municipal, até quatro feriados religiosos, de acordo com a tradição local, entre eles a Sexta-Feira da Paixão. A Lei nº 9.335, de 10 de dezembro de 1996, acrescentou, ainda, como feriado civil, os dias do início e do término do ano do centenário de fundação do município, desde que fixado em lei municipal. Olha só que coisa boa! rsrs.


Feriado é uma data em que determinada ocasião é comemorada por uma nação, comunidade, religião, grupo étnico ou classe trabalhista. Os governos podem instituir feriados em nível federal, estadual (ou regional) ou ainda municipal, dependendo da extensão da importância comemorada. Esses feriados podem ser determinados obrigatórios, ou seja, as pessoas são dispensadas do trabalho; ou facultativos ("ponto facultativo"), caso em que as organizações tem liberdade para acatar ou não a dispensa do trabalho.
Cada feriado possui sua razão de acontecer em determinada data, e estas podem ser fixas, isto é, acontecer todos os anos no mesmo dia e mês, como o Natal, que sempre ocorre no dia 25 de Dezembro, ou móveis, relativos a alguma outra data ou período do mês, como por exemplo o dia dos Pais, que no Brasil ocorre no segundo domingo de agosto.


Hoje, por exemplo, não é nada bom! D:
Feriado do dia do comerciário. Ou seja, nada de comério, muita coisa fechada, trabalhador não trabalha. É né, bom pra quem trabalha com comércio, porque pra mim mesmo, nem é tão bom assim. Muita gente aqui em casa trabalha com isso, e hoje, olha só, estão repletamente livres para poderem me irritar por mais tempo que o normal. Ainda bem que é só hoje! G_G

_____
Então gente, tá aí! Todos amamos os feriados né? Vamos saber aproveitar bem esses diasinhos livres que a lei nos proporciona (não só a lei, rs) ok? VALEU. ;*

domingo, 8 de agosto de 2010

Cigarro e suas consequências.


Hello, aqui é a @_giiih_ falando.Demorei um bocado pra postar de novo. Tava sem idéias e sem cabeça pra pensar em algo
E o @vyruxs também não tava muito afim D:

Então, nessa última sexta-feira, aconteceu algo triste na minha família. Meu avô paterno se foi :T
E quero falar um pouco hoje do motivo que isso aconteceu.

Ele tinha 76 anos e fumava desde os 13 e nesse último mês foi diagnosticado com câncer de boca.
Não vou dar detalhes de como aconteceu, porque não tô com muita cabeça ainda.


Como eu só tinha contato com fumantes adultos desde pequena, fiquei chocada quando vi como os jovens estão fumando tanto, principalmente pessoas próximas a mim.

Não vou ser hipócrita e dizer "Eu nunca provei", porque eu já provei sim, e sabe de uma coisa? É horrível, não senti nada além de mal-estar, fiquei fedendo e com um gosto ruim na boca. Por isso não entendo porque tem gente que gosta disso a ponto de usar tanto e ficar dependente.

Sei que muita gente ODEIA, mas usa pra ser aceito num grupinho e não ficar como "careta". Prefiro mantar-me saudável em relação a isso.


  • O cigarro
É um dos produtos mais vendidos e consumidos no mundo. Tem muitos compradores fiéis e tem um mercado em rápida expansão. Os fabricantes ficam satisfeitos demais e orgulham-se de ter lucros impressionantes. Mal qual o problema disso? Seus consumidores morrem um por um, lentamente.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a vida dos fumantes americanos é reduzida, coletivamente, todo ano, em uns cinco milhões de anos ,cerca de um minuto de vida a menos para cada minuto gasto fumando.“ O fumo mata 420.000 americanos por ano”, diz a revista Newsweek. “Isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais”.


“Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes o matam.” (Revista The Economist)

  • O que tem no cigarro?






NICOTINA - é a causadora do vício.

BENZOPIRENO
- substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;

NITROSAMINAS;

SUBSTÂNCIAS RADIOATIVAS - como o POLÔNIO 210 e CARBONO 14;

AGROTÓXICOS - como o DDT;

SOLVENTES - como o BENZENO;

METAIS PESADOS - como CHUMBO e o CÁDMIO (um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, ENFISEMA, FIBROSE PULMONAR, hipertensão, CÂNCER nos pulmões, próstata, rins e estômago)

NÍQUEL e ARSÊNICO - (armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes - resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..)

CIANETO HIDROGENADO;

AMÔNIA (utilizado em limpadores de banheiro);

FORMOL (componente de fluído conservante);

MONÓXIDO DE CARBONO (é o mesmo gás que sai dos escapamentos de automóveis, e como tem mais afinidade com a hemoglobina do sangue do que o próprio oxigênio, toma o lugar do oxigênio, deixando o corpo do fumante - ativo ou passivo - totalmente intoxicado);


  • Vinte e um motivos para não fumar


1. A Vida de uma pessoa que fuma 15 cigarros por dia é reduzida, em média, 5 anos.

2. Uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia tem probabilidade 20 vezes maior de desenvolver câncer de pulmão do que uma pessoa que não fuma.






3. Uma pessoa que fuma tem o dobro de chance de vir a ter doenças cardiovasculares do que uma pessoa que não fuma.







4. O tabaco pode apresentar uma ameaça à adolescência das crianças. Entre os meninos quadruplicam os riscos de distúrbios de comportamento. E entre as meninas cresce cinco vezes a propensão à dependência de drogas.



5. Uma pessoa que fuma tem 20 vezes mais chances de desenvolver bronquite crônica e enfisema pulmonar do que uma pessoa que não fuma.







6. O fumante tem 7 vezes mais chances de desenvolver úlceras e câncer de estômago que os não-fumantes.






7. Envelhecimento precoce de todas as células do organismo pela diminuição do aporte de oxigênio no sangue (5% menos) e consequente aumento de radicais livres, bem como diminuição do tempo de vida.


8. Fumar na gravidez representa perigo para o feto: há o dobro de risco de aborto, de nascimentos prematuros e de morte de fetos; quando isso não ocorre, o bebê de uma gestante fumante terá menor peso no nascimento.






9. Os fumantes obrigam os não-fumantes a fumar, pois os não-fumantes confinados em ambientes fechados, como carros, escritórios, salas de espera, bares, restaurantes e outros, são afetados pela fumaça do cigarro dos fumantes; respirando passivamente essa fumaça, os não-fumantes podem, ao longo do tempo, desenvolver os mesmos problemas circulatórios e respiratórios que os fumantes. Filhos de pais fumantes, por exemplo, têm o dobro de chance de contrair pneumonia ou bronquite no primeiro ano
de vida.






10. Aparecimento de asma, gripes constantes com recuperação lenta. O fumante perde o folego aos menores esforços, com tosses freqüentes, pigarro ou catarro constantes.




11. Agravamento de doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alto, cardiopatias, doenças vasculares - derrames (principalmente em associação à pílula anticoncepcional-AVC) e doenças pulmonares.







12. O alcatrão, assim como algumas das centenas de substâncias catalogadas contidas na fumaça do cigarro, são considerados de grande potencial cancerígeno, sendo responsável pela maior incidência de câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, próstata, bexiga, cólon e outros órgãos.








13. Maiores riscos e maior dificuldade na recuperação após intervenções cirúrgicas.

14. Pele do rosto acinzentada, dentes escuros e dedos da mão amarelados.






15. Suspeita-se que algumas das mais de 4.000 substâncias presentes na fumaça do cigarro possam causar alterações genéticas.
16. No homem, maior tendência à impotência sexual, principalmente em associação a outros fatores de riscos como stress, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, etc. Diminuição da mobilidade dos espermatozóides, aumentando a possibilidade de infertilidade masculina.
17. Dependência física e psíquica de uma substância, que nem sempre encontra-se à mão, além do número cada vez menor de locais públicos onde é permitido fumar.






18. Má aceitação social por parte de número cada vez crescente de amigos que não fumam ou que deixaram de fumar, e o consideram uma pessoa displicente com sua própria saúde, sem força de vontade e, pior ainda, egoísta por impor-lhes sua poluição particular.








19. Mau hálito e impregnação de roupas, cabelo, objetos e ambiente doméstico pelo cheiro do cigarro.






20. Maior dificuldade de emprego, visto a tendência atual de preferência a não fumantes.








21. Aumento dos gastos mensais com pacotes de cigarro, medicamentos para tratar as doenças relacionadas ao tabagismo e custos mais altos das apólices de seguro de vida e de saúde para fumantes.
  • Fumar é antiecológico
  1. A cada 300 cigarros fumados corta-se 01 árvore.
  2. 01 maço de cigarros fumado por dia representa uma árvore cortada a cada 15 dias.


Pois é, você teria coragem de adquirir um produto comestível que tivesse escrito na embalagem a seguinte frase; “Cuidado, este produto é prejudicial à sua saúde”? Você pagaria por um produto que indiscutivelmente faz mal à sua saúde? Pode parecer idiotice fazer isto, mas o pior é que milhões de pessoas estão no exato momento consumindo um produto que causa dezenas de doenças.

Não cometam o mesmo erro que ele :)








  • Te amo, vô!




    Giih.